30.10.07

O que é o Dia Nacional do Design?!

O Dia Nacional do Design (e do Designer) comemora-se em 5 de novembro, dia de nascimento de Aloísio Magalhães, um dos pioneiros no design gráfico brasileiro. É na oportunidade desta data que designers voluntários de todo o Brasil organizaram uma rede de eventos e ações que visa promover o Design junto à sociedade, ampliando a compreensão do papel do designer em seu meio.

A realização do Dia Nacional do Design começou a ser discutida em 2006, durante o 16º N Design - Encontro Nacional dos Estudantes de Design, em Brasília/DF. Passou a tomar forma e ganhar força a partir do EPD 2007 - Encontro de Profissionais de Design, realizado entre os dias 12 e 15 de julho de 2007, em Florianópolis. Neste evento formou-se o grupo de trabalho que compõe a Comissão Organizadora da 1ª edição do evento, em novembro de 2007.

Dentre os objetivos do Dia, destacam-se:
  • Dar visibilidade às qualificações do designer e às especificidades de sua prática profissional, de modo a facilitar o relacionamento deste com seus possíveis contratantes (empresários da indústria e do comércio, órgãos oficiais estatais, profissionais liberais, entre outros), parceiros (fotógrafos, ilustradores, etc.) e fornecedores.
  • Aumentar a percepção do valor do design, como diferencial competitivo para as empresas, e como instrumento de melhoria da relação do ser humano com o ambiente em que vive.
    União dos profissionais e estudantes de design em torno de objetivos comuns, a fim de fortalecer a profissão e suas necessidades.
  • Troca de experiências entre profissionais, estudantes e instituições de ensino.

Nenhum comentário: